a dieta líquida.
nesta fase o factor liquido é muito importante. a ideia é o repouso gástrico e a cicatrização, daí a importância de ingerir apenas 30ml por refeição. o estômago tem de se ir habituando a pequenas quantidades de comida e à hidratação providenciada pela água que ingerimos entre-refeições.
então... 30ml de hora a hora. e isso é mais ou menos o quê? é isto:
isto é um copo de café (coisa que é proibida)
e a alimentação afinal consiste no quê? em líquidos passados e coados, não ingerir nada sólido ou pastoso. a alimentação pode variar entre gelatina (o% açucar), sumos de fruta (1 peça de fruta diluída com água), puré de fruta, leite de soja, cremes de legumes, caldos de legumes, caldo peixe, caldo de carne, iogurtes líquidos magros, leite magro ou batidos de fruta (leite ou iogurte com puré de fruta), suplemento hiperproteico (fortimel sem lactose ou resource hiperproteico).
isto quer dizer que passo a vida a comer. desde as 8:00 até às 23:00.
de entre estes alimentos fiz três planos alimentares distintos e tento variar o mais possível para não me cansar. confesso que tenho saudade de mastigar, mas paciência.
algumas dicas e truques.
- ervas aromáticas. meto salsa ou coentros nos caldos de carne. evito meter hortelã porque não gosto de canja e associo sempre carne + hortelã = canja. nos caldos de peixe uso poejos. qualquer erva aromática pode ser usada desde que apenas o sabor no caldo seja aproveitado.
o que mais gosto são os cremes de legumes. sempre gostei de sopa e confesso que quando chega a altura do almoço ou do jantar é um regalo comer qualquer coisa quentinha. este aqui foi feito com 1/2 cenoura, 1/2 cebola, 1/4 alho francês e salsa. sem gordura. assim que tudo cozido, tirei a salsa e aproveitei um pouco do caldo e passei o resto muito bem passadinho e ficou este pitéu:
- quando saio de casa e coincide com alguma hora de refeição levo comigo garrafinhas com os 30ml do líquido correspondente ao horário. comprei umas garrafinhas de vidro no chinês e pronto.
é claro que sacar de uma garrafinha miniatura no meio de qualquer espaço público dá direito a uns olhares ("olhá bêbeda!") mas, mais uma vez, paciência.
além de tudo isto de manhã, a seguir à primeira refeição tomo dois centrum.
comprei esta embalagem de 365 comprimidos na liberty store (a loja americana) por 44,95€. o último sítio onde pensava poder comprar alguma coisa depois de um bypass gástrico. foi um bela pechincha. mesmo ontem vi uma embalagem de 100 por 40€ na parafarmácia.
e a última dica. instalei uma app que me permitiu configurar alarmes de hora a hora para não me esquecer de fazer as refeições. o som do alarme é igual ao som de apertar o cinto nos aviões.
e é isto. apertar o cinto. um furo de cada vez.
Vou ser operada no inicio do ano. Apesar de ter ficado um pouco assustada com este e com o post anterior, era mesmo isto que eu queria saber. Especialmente a parte de comer que me faz um pouco de confusão.
ResponderEliminarEspero que continues a relatar e que continue a correr tudo bem.
Bjs
olá Cris! agora relendo o post realmente é um pouco negativo, mas não é preciso ficares assustada. o maior efeito secundário é a felicidade de emagrecer! e isso, para mim, vale muito mais que língua amarela ou dores. as dores passam depois de uns dias. quanto ao "comer", é mesmo o que dizem: uma questão de hábito. de hora a hora já sabes. beber. assim que começar a dieta pastosa dou novidades :) obrigada pelo comentário. :*
EliminarVinha eu saber como estavas e deparei-me com a tua resposta... Obrigada. Vai dando noticias. Se pudesses, ficava-te agradecida que fosses dizendo o que comes ao longo do dia, o que te caiu mal, como te organizas, etc. Se previres e puderes, manda-me um mail banda-ou-bypass@gmail.com. Saber o que estas a passar nestes dias é muito importante... Ando sempre a ver se puseste um novo post... Sem pressões ;) bjs
Eliminar