mail

maispromenos@gmail.com

terça-feira, 26 de novembro de 2013

a dieta pastosa

3 semanas depois da dieta liquida passei para a dieta pastosa.

agora, uma semana depois do início, consigo sintetizar melhor as rotinas, as reacções, e os receios.

então o que mudou da liquida para a pastosa? bem... tal qual o nome é tudo reduzido a pasta. deixei de comer de hora a hora para passar a comer de duas em duas horas e 60ml em vez de 30ml. dupliquei a quantidade mas dilatei a frequência.

uma semana depois o que é que posso dizer? que é importante comer devagar. a minha primeira refeição (estava desejosa de mudar) foi metade de um iogurte solido de morango e pela primeira vez fiquei muito mal disposta. cerca de uma hora depois da ingestão, já a caminho do trabalho, comecei com uma sensação de enfartamento e náuseas. pensei que não ia aguentar e não queria vomitar no carro, voltei para casa. deitei-me sossegadinha no sofá e, passado uma hora a coisa resolveu-se pelo bem. o iogurte de morango é o único alimento que noto que me deixa com esta sensação. não sei se foi por ser a primeira refeição e o corpo não estar habituado, se comi depressa demais... o certo é que não voltou a acontecer.

nesta fase além da mudança de frequência de refeições e da quantidade, mudou igualmente o tipo de alimentos que passei a ingerir. na sopa: todo o tipo de legumes verdes (além dos já utilizados na dieta liquida) e ervas aromáticas. nesta altura também é introduzida a carne e o peixe misturados na sopa.

estas duas sopas aqui foram as primeiras que fiz. além da cenoura, cebola, alho, alho francês, meti todos os legumes verdes a que tinha direito (espinafres, bróculos, duas folhas de couve, courgette, couve flor, salsa cebolinho, coentros). a primeira sopa é a que tem carne adicionada, a segunda é a que tem peixe.

 

no final, depois de ter separado tudo em mini tupperwares (para congelar e levar para o trabalho), meti umas folhas de poejo por cima na de peixe e uma folhas de manjericão na de carne para dar sabor. não as comi, obviamente, mas o sabor ficou mesmo bom! faço uma média de 3 sopas por semana. como é tudo passado sem água para ficar com a consistência pastosa uma sopa dura muito menos que durava um creme na dieta liquida. 
ah. importante. eu não meto qualquer tipo de gordura na sopa. sem azeite. 

depois desta sopa que tinha o euromilhões de vitaminas e nutrientes (assim espero) comecei a inventar e a aprimorar. mesmo agora fiz uma sopa de coentros que ficou deliciosa. 

portanto, 1/4 de couve-flor, uns 10cm de alho frances, 1/2 courgette média, 1/2 cebola, 4 dentes de alho, meia embalagem de coentros frescos (só as folhas) deu isto. 



para variar em vez da carne e do peixe, pode ser adicionado um ovo cozido (um por semana), esmagado, e misturado com a sopa que é o que vou fazer  esta de coentros.

mas isto tudo em que é que se traduz? bem... na prática as minhas refeições diárias são assim:
8h00: meio iogurte sólido
10h00: 60ml puré de fruta ou 1 queijo fresco pequeno triturado com uma fatia pequena de manga (que é optimo!!)
12h00: 60ml sopa
14h00: gelatina light
16h00: 60ml fortimel
18h00: meio iogurte
20h00: 60ml sopa
22h00: fruta cozida
24h00: 60ml iogurte liquido (é raro fazer esta refeição porque por esta hora já me apaguei no sofá :))


resumindo: foi óptimo deixar os líquidos. continua a saber-me pela vida comer coisas quentes. é muito mais prático comer só de duas em duas horas. estou perita em sopas.





1 comentário:

  1. Obrigada! Era mesmo isto que eu queria ler! Ainda bem que estás-te a sentir bem. Desejos, não tens? Vai dando notícias pf.

    Bjs

    ResponderEliminar