mail

maispromenos@gmail.com

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

as festas de fim de ano

[e nisto se inclui o Natal e Ano Novo]

ora se o ano passado comi umas lasquinhas de bacalhau, este Natal consegui comer metade de uma posta acompanhado com legumes cozidos. o tradicional bacalhau de Natal lá em casa.

e este Natal foi mesmo à antiga. tive primos de França que vieram passar o Natal a casa dos meus pais e então eu regressei ao ninho por uns dias para ajudar a minha mãe a preparar tudo. nesse preparar incluiu-se umas receitas mais saudáveis que as tradicionais para poder servir o meu, e os demais, dentinhos doces mas sem pesar tanto na consciência.

optei por fazer umas bolachinhas de gengibre, uns rolinhos de canela e uns biscoitos de côco. ainda ofereci umas compotas que fiz em casa (de pêra e frutos vermelhos) tudo sem açúcar, e portanto, optei por tornar o Natal um bocadinho mais saudável.

mas, é claro que pequei. dia 24 e 25. não mais. comi 3 filhoses de grão, uma fatia de bolo rei e comi entradas antes da refeição e não fiz as refeições certas de proteínas.

para manter a alimentação como dantes, optei por não levar sobras para casa. nem Perú de Natal, nem Bacalhau, nem camarões. cortei com o Natal dia 25 à noite.

e depois veio o Ano Novo. foi um Ano Novo bem calminho em casa. entre jogos, filmes, amor e desejos de uma vida melhor. e como por esta altura já devem ter percebido que eu adoro cozinhar, então que fiz para o Ano Novo? esse grande clássico: fondue. mas, tornei-o mais saudável. em vez de utilizar óleo utilizei água. na verdade fiz um caldo de legumes com imensas ervas (salsa, coentros, oregãos, aipo) para dar muito sabor à água e aos mesmo tempo à carne quando cozinhasse. e optei por carne de perú. nos molhos, usei maionese light e fiz uns dips de batata doce e de iogurte, queijo e ervas. e o grande pecado no Ano Novo não foi comer, foi beber. bebi um copo de vinho tinto com o jantar e a meio do copo já estava bêbeda. mas também passou muito rápido. quando chegou a meia noite os efeitos já tinham passado e bebi 3 golos de champagne a celebrar 2015.

portanto, resumindo: sensivelmente um ano depois da cirurgia voltei a ter um Natal e Ano Novo normal. com algumas restrições (impostas por mim) de forma a não me habituar mal ou a estragar tudo o que tinha feito. o resultado: mantive o peso. como tenho mantido desde há 3 meses.

beijos para todos e feliz 2015! que todos os vossos sonhos e desejos se concretizem!

4 comentários:

  1. Olá, bom ano e muitos parabéns pela tua força de vontade, és uma fonte de inspiração!!! Continua assim.
    Já tenho a minha cirurgia marcada para o próximo dia 28. Iupiiiiiii Estou deserta, mas como tenho tantas coisas para fazer antes que ainda nem sei bem o que sinto se medo ou ansiedade.....
    Deseja-me sorte.
    Beijinhos
    TP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah! que boas notícias! claro que sim! muita sorte! vai correr tudo bem vais ver. daqui a um ano vais fazer um antes e depois espectacular! beijinhos **

      Eliminar
  2. Meia posta tb foi a minha refeição :)
    Relativamente ao peso... Não sei o que te diga... Notas na roupa que estás a emagrecer? Se estás a fazer musculação, é normal que o peso desça pouco e até se mantenha. Eu estagnei durante 3 meses mas depois dei um salto. As mudanças que eu fiz foi começar a cortar ao leite e tentar beber um litro de chá verde da parte da manhã...

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se queres que te diga não estou preocupada por não emagrecer. estou bem como estou. até acho que se emagrecer mais não vou gostar de ver. principalmente na cara. e não faço musculação. faço aulas de grupo e treino aeróbio com exercícios de cross fit. tudo para tornear o corpo e minimizar o efeito da falta de preenchimento com a falta de gordura. :)

      Eliminar