mail

maispromenos@gmail.com

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

a cicatrização (ou uma aventura nova a cada dia)

como se precisasse de algo para confirmar que fiz duas cirurgias completamente distintas, o processo de cicatrização está todos os dias a lembrar-me disso. os braços recuperam maravilhosamente. já as pernas... 

mas vamos começar pelas partes boas, ou seja, pelos braços

passado uma semana retirei os pensos (limpinhos) e os meus braços estavam assim: 




neste momento em que passaram 10 dias não tenho dores (as maiores foram nas axilas), quase não tenho hematomas, o inchaço é muito menor do que o que estava à espera, e o que incomoda, não são dores, mas apenas impressões por causa dos pontos, e um ponto meio repuxado na junção da axila e do braço. este sacana: 



e sim. consigo levantar os braços aquela altura 
btw: desculpem os pelinhos mas a ultima coisa que consigo conceber agora é fazer a depilação. :P 


agora as pernas... 

as cicatrizes das pernas são localizadas na parte interior e nas virilhas desde a parte frontal até À traseira. o que significa ter pontos no rabo. a maior parte das dores é localizada aqui nesta área a vermelho. isto é, na junção das incisões e onde é feita a maior pressão quando me sento, deito, vou à casinha etc... todos aqueles movimentos diários que são naturais e sobre os quais nem pensamos. 


como já vos disse, saí do recobro com uma hemorragia na perna direita. o que significou que dois dias depois a parte interior da minha perna era um hematoma pegado. e quem diz perna diz vajaijai. tudo com hematomas e inchado. tão inchado que a consistência era parecida à de um salpicão bem seco. 

agora imaginem que isto é a face interior da perna. é mais ou menos o que parecia com os hematomas: 



mas isto a perna direita. a esquerda recuperava sensivelmente bem. alguns hematomas, inchaço claro, mas cicatriz limpinha e sem dores de maior.

quanto à cicatrização. no sexto dia voltei ao hospital para ser vista pelo meu médico porque os hematomas espalharam-se incrivelmente pela parte traseira da perna direita. sendo que estava rija e quente pensei que pudesse ter nova hemorragia interna. afinal não. é apenas decorrente da que tive. e segundo o médico é de esperar que o hematoma desça perna abaixo antes de desaparecer. 



só 9 dias depois é que a cicatriz da perna direita deixou de babar. que é como quem diz, sangrar.

e agora vem a parte pior... as virilhas. os meus pontos das virilhas infectaram. e porquê? 

quando vim para casa, vim com duas grandes indicações: não tirar a cinta, não escarchar as pernas. 

ora a cinta, ou o instrumento de tortura medieval como carinhosamente lhe chamo, é aberta em baixo e atrás para que fosse usável quando estava algaliada, numa primeira fase e numa segunda consiga fazer o numero 1 e o numero 2 sem a tirar.  agora expliquem-me como consigo fazer xixi de pernas praticamente fechadas e não sujar a cinta. é impossível. impossível. completamente impossível. 

o que obviamente significou bactérias na cicatriz. bactérias que desenvolveram infecção. e se eu sou uma pessoa que vê sempre o copo cheio, quando vi que a cicatriz estava infectada não consegui evitar as lágrimas. 

(e deixem-me que vos diga, uma infecção numa ferida cheira muito mal.)

por coincidência, tinha combinado nesse mesmo dia ir ao hospital para tirar os pensos e fui vista pelos meus dois cirurgiões. disseram-me que não estava muito mal e vim para casa com a indicação de fazer o penso todos os dias e me lavar com betadine vaginal. 

virei maníaca das limpezas e desinfecções. cada vez que vou à casa de banho (tento que sejam apenas duas vezes por dia) lavo-me e desinfecto-me toda. comprei sabão liquido anti bacteriano com o qual desinfecto as mãos antes de fazer qualquer coisa junto da cicatriz, todos os pensos que tiro vão directos para um saco sem tocar em mais nada, só uso gazes esterilizadas, etc... só sei que, fora os pensos que me deram no hospital, já gastei 40 euros em pensos na farmácia a mudar pensos e acho que não chegam. 

hoje, depois de publicar este post vou de novo ao hospital porque a infecção não está a dar tréguas e abriu dois buracos nas incisões. 

vou-vos poupar a fotografias mas é mais ou menos isto: 


é uma aventura todo este processo. num dia hemorragias, no outro infecções, no seguinte ia desmaiando a tirar os pensos, no último fiz alergia aos pensos impermeáveis. 

não sei qual vai ser a aventura que me espera hoje quando voltar ao hospital mas já tou por tudo. se tiver de ficar internada para voltar ao bloco por causa da infecção que seja. cansei. 

Sem comentários:

Enviar um comentário