e é mesmo assim. vá-se lá saber porquê, deixou de tolerar os iogurtes magros da danone. no inicio pensei que fossem só os de morango, mas há cerca de uma semana atrás comi um de pêssego e passado uns 15 minutos comecei a ficar mal disposta e só acabou com uma corrida para a casa de banho a vomitar o que tinha acabado de comer.
com os iogurtes magros da mimosa, tudo bem. morango, coco, tudo ok. danone. nope.
o estômago quer o estômago manda.
maispromenos@gmail.com
domingo, 29 de dezembro de 2013
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
a dieta mole tipo I
este post já era devido há algum tempo...
comecei a dieta mole tipo I dia 12 de Dezembro e que alegria! finalmente próxima da normalidade. já como coisas com aspecto "regular" e o meu prato até fica bonitinho!
[por falar em prato... o tamanho é o do pires de uma chávena de chá.]
duas semanas passadas desta dieta o meu balanço é positivo. como disse noutro post voltei a comer de faca e garfo [yei!] e os meus colegas do trabalho já não olham para a minha comida e torcem o nariz. pelo contrário, agora perguntam: "vais comer isso tudo?" e muitas vezes não consigo. aprendi a perceber o limite [à custa de um episódio de dumping por comer depressa] e mais uma vez [não me canso de o escrever] a mastigar tudo muuuuuuiiiito bem.
o que ainda me custa é fazer refeições com a duração de 30 a 45 minutos. e isso é tão ou mais importante que mastigar bem. e mesmo quando consigo demorar esses 30 minutos, fico cheia... nada que um passeio não ajude.
então vamos lá a coisas práticas. como é a minha alimentação?
[09h00]: uma tosta ou 1/4 de pão de mistura ou integral + creme vegetal para barrar ou fatia de fiambre de perú
[11h00]: 1/2 iogurte magro ou 80 ml de sumo light
[13h00]: 60g de carne ou peixe bem desfiados, picados ou moídos. acompanhado com legumes bem cozidos ou salteados.
[15h00]: 1 fruta assada ou cozida ou gelatina
[17h00]: 60ml de chá de ervas e 1 tosta com creme vegetal para barrar ou 1 quijo fresco pequeno magro.
[20h00]: 80ml de sopa de legumes [com carne ou peixe adicionados] ou 60g de carne ou peixe com legumes
[21h00]: 1 peça fruta cozida ou assada
[23h00]: leite ou iogurte
tudo isto traduz-se nisto.
jantares
já percebi que o meu corpo reage à alteração de alimentação parando de perder peso. passado duas semanas, regressa à perda. neste momento já perdi mais 3 kilos.
mas... e o natal? como foi? esse post já está no forno. sem gordura.
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
ritmo
provavelmente esta é a coisa mais difícil de alterar.
quando estamos habituados a vida inteira a um determinado ritmo e de um dia para o outro temos de o alterar... nem sempre corre bem.
isto para dizer o quê? que pela primeira vez vomitei. e não foi por ter comido muito, foi por ter comido muito depressa.
estava, como de costume, a fazer imensas coisas ao mesmo tempo. a fazer o almoço, a arranjar legumes para pickles, a descascar fruta para cozer, a arrumar a cozinha... etc.
o almoço ficou pronto e eu, inconscientemente, continuei no mesmo ritmo em que estava. mastiguei bem a carne (lembro-me sempre disso) mas foi depressa demais e fiquei entupida.
a juntar-se a isto é preciso ainda um cuidado redobrado visto que um estômago submetido a um bypass gástrico demora mais que o normal a fazer passar a mensagem ao cérebro de que está enfartado.
agora sei exactamente o que é o síndrome de dumping.
agora sei exactamente o que é o síndrome de dumping.
dores abdominais, má disposição, suores frios... a última coisa que queria era vomitar e por isso resolvi andar pela casa a ver se a coisa se dava. pareceu resultar até ao momento em que o corpo se começou a preparar para o vómito e eu comecei a salivar.
ora para onde é que vai a saliva não é? para um canal digestivo já por si entupido. não resultou bem e pronto.
todo este processo demorou uma agonizante meia hora. foram as cinco "garfadas" de comida mais dolorosas de sempre.
o que é que aprendi? a alterar o ritmo. sempre. não é só o estômago e os alimentos que ingiro que mudam. o ritmo a que faço as coisas também.
ainda no hospital dizia que fazia tudo a passo de caracol. com a recuperação física é claro que isso foi sendo alterado e passei, muitas vezes, ao modo barata tonta que faz 5 coisas ao mesmo tempo. na. nah. ni. na. não. o modo barata tonta pode funcionar para tudo menos para a comida.
tem de ser quase um ritual sagrado. é aquele momento em que desacelero e esqueço o resto.
isso ou meia hora de agonia.
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
um passo mais perto da normalidade
já como de faca e garfo!
comecei hoje a dieta mole I. daqui a uns dias meto mais informação. mas só o facto de comer de faca e garfo... até me sinto uma mulherzinha :)
domingo, 1 de dezembro de 2013
Um mês!
passou um mês! e neste mês o meu balanço são 12 kilos a menos!
na verdade esperava que fosse mais, principalmente porque na última semana só perdi um kilo, mas... são 12 kilos!! nunca na minha vida tinha perdido 12 kilos num mês!
e como me sinto? muito bem! depois desta semana o meu cirurgião ter confirmado que está tudo bem recebi o ok para começar a fazer exercício físico e ontem comecei a fazer natação. o meu plano é a natação durante um mês (visto que ainda me canso com bastante facilidade) e daqui a um mês sim ginásio.
além disto sabe muito bem ouvir dizer: "estás mais magra" ou "já se nota".
espero que daqui a um mês possa dizer que já perdi mais x kilos.
o mais importante é... estou mais magra 12 kilos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)