mail

maispromenos@gmail.com

domingo, 6 de abril de 2014

a comida

resolvi fazer um post sobre comida. 

agora que já lá vão cinco meses o que é que como? tudo. bem... tudo não é bem assim. opto sempre (sim. SEMPRE) por pela opção mais saudável. de facto acho que essa foi mais uma opção de vida do que de comida. ainda me estou a habituar a este novo estilo de vida mas está a dar resultado. 

em termos práticos o que significa um estilo de vida saudável no prato? 

exemplos seguem-se.

pequeno almoço: torrada (do tamanho de meia palma da mão) com Filadélfia light e iogurte. em alternativa à torrada: duas tostas. quando uso manteiga uso matinal extra light e quando opto por fiambre é sempre de perú. 

meio da manhã (usualmente duas horas depois do pequeno almoço): iogurte ou fruta (morangos, pêra, maçã) ou sumo light ou batido de fruta (nos dias de ginásio). 

almoço: e aqui é onde vario mais. quando é carne tento sempre que seja grelhada ou preparada sem gordura (isso significa que tiro todas as peles e gorduras antes de congelar). acompanho sempre com 'verdes' quer eles sejam legumes ou salada. não tenho isto como imposição mas é raro comer massa ou arroz (no máximo uma vez por semana) e se o faço nunca é o único acompanhamento da carne ou do peixe. batata: nao uso em nada. só comi uma rodela de batata uma vez que almocei caldeirada a casa dos meus pais. e nesse dia comi o peixinho da caldeirada acompanhado de brócolos e grelos cozidos. se faço peixe em casa prefiro fazer ou no forno ou cozido a vapor com imensas ervas aromáticas. não grelho peixe em casa por causa do cheiro, mas quase sempre que vou almoçar a casa dos meus pais é peixe grelhado (mesmo ontem foi salmão acompanhado com legumes e salada). 

e nos dias em que não levo almoço para o trabalho e sou obrigada a "comer fora"? opto sempre pelo prato saudável do menu ou por trocar batatas, arroz ou massa por legumes ou salada. além disso tenho um go natural ao pé do trabalho e eles têm menus saudáveis preparados por nutricionistas. mesmo assim nunca escolho as massas. 

duas horas depois do almoço: sumo light ou batido de fruta ou fruta ou iogurte ou fruta desidratada. 

lanche: duas (as vezes três quando sei que não vou conseguir estar a jantar à hora que devia) tostas com manteiga light ou Filadélfia light e iogurte ou chá. 

jantar: não difere muito do almoço, tento sempre que seja mais leve. opto mais vezes por sopa (sempre sem batata. uso couve flor e courgette a substituir) e muito mais vezes por salada. nos dias em que não me apetece cozinhar ou não deixei nada preparado ou congelado opto por ir comer uma salada à escolha do vitaminas (de facto dá para duas vezes portanto fico com almoço para o dia seguinte) com base de alface (e peço sempre pouca) e normalmente escolho entre os seguintes ingredientes: almôndegas de soja, salmão, camarão, cogumelos, ovo, mozzarela, requeijão, queijo fresco, fiambre perú.  

não costumo fazer o snack da noite porque, principalmente nos dias de semana, adormeco estourada no sofá. quando faço opto por iogurte. 

além disto o que é que já experimentei (sem intolerância alguma): tremoços, frutas vermelhas, azeitonas, sushi, caril, leite de coco (light. e estava no caril), frutas tropicais, quinoa, bagas goji, sementes de chia (opto por meter nos batidos). 

mesmo há pouco acabei de tomar o pequeno almoço: torrada com Filadélfia light e iogurte grego light com 3 framboesas e canela. :) 

terça-feira, 1 de abril de 2014

5 meses

isto dos quatro meses e dos cinco meses faz-me sentir que estou a acompanhar o crescimento de um bébé. agora estou no percentil 38. yap. Aliás, -38. kilos. 

isto quer dizer que num mês perdi 6 kilos. E FINALMENTE (em muitos e muitos anos) estou abaixo dos 100! weeeeee! 

noutro dia comprei um par de calças (já não dava mesmo para usar as antigas) e surpresa! visto menos 3 números que antes da cirurgia. passei de um 54 para um 48. será que algum dia vou chegar ao 42? 

espero que sim. 

e voltando à temática das diferenças que vou sentido, noutro dia vinha ao telefone com uma amiga minha, que por acaso é psicóloga e vinha a comentar a perda de peso. ao que ela me pergunta: e qual é a relação com o teu corpo? não achas que estás a perder peso demasiado depressa? well... a minha relação com o meu corpo ainda é boa. todos os dias me vejo nua e faço comparações visuais mentalmente com o que era. é claro que, como já vos disse, a pele começa a ressentir-se. mas, por enquanto, e porque ainda andamos tapadinhos por causa do frio, não me incomoda. vejamos como será no verão. 

ainda em relação à percepção visual e mental, apercebo-me quando me vejo em reflexos de montras ou algo do género que mentalmente ainda não me percepcionei como portadora de uma figura mais esguia. portanto sou tipo peixinho de aquário que se esquece das coisas a cada 25 segundos e fico sempre surpresa quando vejo uma figurinha mais esguia que corresponde à minha. :)