mail

maispromenos@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

inspirações e "desapoios"

já referi isto várias vezes, mas tudo tem altos e baixos, pontos positivos e negativos, prós e contras. o bypass não foge à regra.

hoje não vou falar nos prós e contras para mim, ou nos efeitos que ter feito a cirurgia teve em mim, mas nos efeitos que sinto nos outros. 

querendo ou não, consciente ou inconscientemente, acabei por influenciar algumas pessoas à minha volta na adopção de um estilo de vida mais saudável. se por um lado levei colegas de trabalho à adopção de práticas de exercício físico (e esta foi conscientemente. queria mais companhia no ginasio) por outro começo a ver pequenas mudanças em amigos meus. uma adopção de um novo estilo de vida e com isso uma alimentação mais saudável, redução do número de cigarros fumados, abandono da cafeína... e isto não foi por influência directa minha. mas quando analiso vejo ali uma certa inspiração. pondo de lado a modéstia fico muito contente pelos meus erros e a minha tentativa de os corrigir servirem de incentivo a mudanças positivas. 

por outro lado sinto que causei uma certa inveja, e até ciúme, do sítio onde menos esperava. da família. ou melhor, da minha irmã (os meus pais são os meus maiores apoiantes) e este facto deixa-me triste. enquanto eu era gorda a minha irmã sempre se sentiu confortável no papel da "magra da família" (não que o fosse mas era muito fácil ser considerada magra quando comparada comigo). de repente deixou de o ser. isso deve ter mexido com a sua auto estima, visto que até os meus sobrinhos diziam que eu estava mais magra que ela (honestidade das crianças...). e eu sempre a apaziguar a coisa para não ferir susceptibilidades. apesar isso o feedback directo que tenho dela é nulo. não tenho palavras de incentivo ou de parabéns. pelo contrário o feedback que tenho é indirecto e de dúvida. dúvida das minhas capacidades para manter o peso no futuro, dúvida da minha felicidade no presente, dúvida da minha aparência. isso magoa-me tanto. eu como mais nova sempre a olhei de baixo e sempre a admirei como irmã mais velha que é. e o que sinto é desilusão. total e completa. e no meio disto tudo não consigo perceber o que fiz de mal? foi por ter pensado em mim? por me ter posto, e à minha saúde, como prioridade? ... 

portanto, se ainda estiverem na fase de decidir e de pesar os prós e contras considerem igualmente os efeitos que a vossa mudança pode ter nos outros à vossa volta. a minha experiência diz-me que na maioria são bons mas também existem aqueles que nem por isso.

ps. sabendo o que sei hoje e olhando para trás continuaria, claramente e sem sombra de dúvidas, a optar por fazer o bypass. 


3 comentários:

  1. Curioso o teu post... Porque pensei que este tipo de atitude se devia à personalidade da minha irmã apenas e tenho tentando desvalorizar. Existe algumas diferenças em relação a tua situação. A minha irmã é uma pessoa normal e eu continuo a ser a "mais gorda". E as atitudes dela são de extremos: ou fica chateada quando a minha mãe me pergunta se tenho comida, se comi, etc, como era capaz de ter uma palavra vaga mas simpática acerca de eu estar mais magra, como resmunga que agora vai ser uma chatice para saber-se de quem é a roupa (ela não empresta a roupa dela). Tenho a dizer q esta ultima magoou-me profundamente pq parecia ter ali uma ponta de inveja que ela n precisa de ter de todo... Acho que nunca serei como ela. E não é a única na família... Tenho pessoas que estiveram 2/3 meses sem me ver e nada disseram.. Mas apesar de tudo, estou como tu... Não era isto que me ia fazer desistir da cirurgia. Bjs

    ResponderEliminar
  2. OH filha...
    O que eu senti na pele,isso!
    E quando comentei isto com pessoas que iam ser operadas algumas deram a entender que eu teria os piores amigos/família e que a elas isso não aconteceria... pois,pois... não tardou muito darem-me razão, infelizmente!
    Algures pelo meu blog até tenho um texto em que compilei as "melhores" respostas que dei a alguns comentários...
    Como diz o meu medico o sucesso faz mossa.
    Continua. O meu lema é ...deixar ladrar e andar!
    Bjinhos
    Mary
    www.bandagastricamente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. OH filha...
    O que eu senti na pele,isso!
    E quando comentei isto com pessoas que iam ser operadas algumas deram a entender que eu teria os piores amigos/família e que a elas isso não aconteceria... pois,pois... não tardou muito darem-me razão, infelizmente!
    Algures pelo meu blog até tenho um texto em que compilei as "melhores" respostas que dei a alguns comentários...
    Como diz o meu medico o sucesso faz mossa.
    Continua. O meu lema é ...deixar ladrar e andar!
    Bjinhos
    Mary
    www.bandagastricamente.blogspot.com

    ResponderEliminar