mail

maispromenos@gmail.com

quinta-feira, 12 de junho de 2014

porque nem tudo são rosas

estava a ler em retrospectiva o que tenho escrito e senti que estava a passar a mensagem que o mundo é cor de rosa e é tudo perfeito e a vida é espectacular. bem... pessoalmente, pesam muito mais as vantagens que as desvantagens mas, como até os círculos tem o lado de dentro e o de fora resolvi fazer uma lista de vantagens e desvantagens de um bypass gástrico

a nível físico:
  • vantagem: emagrecer. obviamente. sem assim não fosse mais valia ficar quietinha. 
  • vantagem: bem estar geral. como é que vos posso dizer isto? fisicamente sinto-me muito mais apta do que anteriormente. subo e desço escadas, pulo sem me preocupar nas dores que vou ter nos joelhos, ando ando e ando sem me cansar excessivamente...
  • vantagem: análises clínicas exemplares. sem rasto de diabetes, colesterol (está a 75, sim o "mau"), ou qualquer outra coisa feia. 
  • vantagem: voltei a gostar de me ver ao espelho (pelo menos vestida).
  • vantagem: arranjo-me mais. passo batom e rímel diariamente. 
  • vantagem: deixei de fumar. e é muito menos stressante do que o que esperava. acho que por estar focada na alimentação não me foco no não fumar. embora todos os dias pense em fumar opto por não o fazer. 
  • vantagem: o sexo é muito mais espectacular. tal qual me mexo melhor no ginásio também me mexo melhor na cama. e a minha vida sexual ganhou imenso com isso. e o meu namorado agradece.
  • desvantagem: queda de cabelo: é enorme. sinto que vou ficar careca. todos os dias tapo o ralo com os cabelos que me caem no banho. além dos que caem ao longo do dia. 
  • desvantagem: cansaço físico ocasional derivado à escassez de ferro. 
  • desvantagem: flacidez. as minhas pernas, braços e maminhas são as partes mais afectadas. 


a nível psicológico:

  • vantagem: o espaço mental. mentalmente já ocupo menos espaço. quando entrava no autocarro tentava sentar-me num banco único para o meu rabo grande não apertar o vizinho do lado. essa preocupação foi-se. 
  • vantagem: o reflexo nas montras. gosto de me ver nos reflexos das montras na rua. enquanto no inicio não me reconhecia, hoje já me consigo reconhecer naquele reflexo. ainda estranho a magreza, mas já consigo perceber que aquela figura é a minha. 
  • vantagem: sinto-me mais mulher. e mais bonita. 
  • vantagem/desvantagem: a compulsão. se anteriormente tinha compulsão por comer, agora ela não desapareceu, mas transformou-se. passo muito tempo a pensar em comida. nomeadamente no que vou fazer pro jantar/almoço do dia seguinte, do lanche desse dia, do que levo para o trabalho etc... se a grande vantagem é o planeamento de refeições para continuar a seguir a alimentação saudável, a desvantagem é que não deixo de pensar em comida. 
  • desvantagem: a ansiedade não desaparece com a cirurgia. é ainda mais importante controlar o que se come. não se deve optar pela cirurgia de ânimo leve. ela não faz magia. a maior mudança está na cabeça. isso é o mais difícil. agora, sete meses depois da cirurgia, ainda tenho apetites, ainda tenho gula, ainda me apetece comer a porta do frigorífico se for preciso [principalmente naquela altura do mês]. a diferença é que não posso. não optei por me sujeitar a uma cirurgia para voltar a fazer tudo de mal de novo. 
  • desvantagem: a recriminação alheia. pessoas que olham para o teu prato e dizem: vais comer isso tudo? sim! o isso tudo é o equivalente ao tamanho de um prato de sobremesa com meia porção de carne/peixe 1/4 de legumes e 1/4 arroz/massa, mas por alguma razão, toda a gente acha que só vais beber líquidos até ao fim da tua vida. ou que só irás comer uma unha de carne. não. o estômago é um músculo. ele estende. à medida que a dieta vai progredindo ele aumenta de tamanho para absorver as 120 gramas de carne/peixe que deve conter uma refeição sólida. é esta a quantidade ideal para a vida. por isso parem de achar que é muito recriminando ok? 
  • desvantagem: a socialização à volta da comida. jantares de amigos, de família e toda a socialização que se faz à volta da comida torna-se diferente. tens as tuas regras e horários para comer e nem sempre isso é fácil de cumprir. em todos os momentos de socialização há entradas, prato, sobremesa e com isso existem também pessoas que te querem forçar a comer. "só um queijinho agora. é fresco! ou umas azeitonas" não. não quero a fruta a seguir à refeição. não não quero o copo de sumo, vinho, sobremesa o que seja. só preciso da minha refeição para me alimentar. 
  • desvantagem: culpabilização por comer. é inevitável. pelo menos para mim. às vezes acho que como demasiado e fico a culpar-me por isso. continuo a achar que comer é sempre mau. embora coma sempre saudável e faça as opções certas é difícil de apagar este registo na minha cabeça. não consigo ainda recompensar-me mentalmente por comer. a reforçar este sentimento ainda existem pessoas que dizem: "já estás a comer de novo?" e penso: sim! já passaram duas horas desde a última refeição e um ser humano normal deve fazer seis refeições por dia. 
  • desvantagem: ainda me percepciono como gorda e imagino como um estranho me percepciona. se gorda ou "normal". 

a nível do dia-a-dia 

  • vantagem: todas as compras no supermercado merecem uma cuidadosa análise da informação nutricional dos alimentos. as compras impulsivas quase desaparecem quando percebo que preciso de uma hora de elíptica no ginásio para gastar as calorias de um mau alimento em detrimento de outro mais saudável, menos calórico e com baixo nível glicémico. 
  • desvantagem: ainda não sei comprar roupa "normal". tenho medo de experimentar roupa em números de gente normal e desiludir-me que ainda não caibo numas calças ou numa saia. e a desculpa que costumava dar a mim mesma que só fazem roupa para gente magra já não serve mas ainda não sei comprar roupa para o meu novo corpo. continuo a usar as coisas largas ou que escondem o rabo ou a barriga como anteriormente. 

pequenos truques

  • vejo atentamente todos os rótulos e informações nutricionais de cada coisa que compro. 
  • opto pelos degraus em vez das escadas rolantes.
  • saio uma paragem antes ou depois da que está mais próxima do trabalho e faço o resto do percurso a pé
  • não como pastilhas para não manter o meu estômago em "trabalho constante" e não alimentar um vicio de boca.
  • peso-me todos os dias. 

resumindo, não encaro o facto de ter feito a cirurgia e a alimentação que daí adveio como dieta. encaro como uma mudança de vida. não mudei a minha alimentação. tornei-me numa pessoa mais saudável. acho que essa é a maior vantagem. e não há nada que contrarie isso. 

não é fácil a nível psicológico manter os níveis de motivação altos. principalmente nas alturas em que o efeito plateau se faz sentir e a perda de peso é nula ou muito reduzida. o bypass não é uma cura ou faz magia. é uma ajuda. um empurrão. o resto do caminho somos nós a fazê-lo. 





8 comentários:

  1. Revejo-me em grande parte das vantagens e desvantagens. A grande excepção é na culpabilizacao e na vida social, sendo que as duas podem estar ligadas. Se tiver de asneirar, asneiro sem culpa mas pouquinho. É verdade que não perco o peso tão rápido sim, mas não tenho fantasmas. O meu desafio é não viciar... Mas acho que estas questões são muito pessoais, cada um lida com aquilo que lhe parece serem mais fácil. E por isso não te digo para não te culpabilizares. Acho que não deves, mas se achas que assim progrides melhor, óptimo. Quanto aos truques, não sigo nenhum... Aliás, estou proibida de me pesar todos os dias. No início foi complicado, mas agora tenho-me pesado uma vez por mês.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que é isso mesmo. é tudo muito pessoal. nos tentamos transmitir a nossa versão da coisa, e, na prática, é sempre diferente de pessoa para pessoa. Se até de hospital para hospital varia, quanto mais a nível dos pacientes... :D bjos

      Eliminar
  2. Olá. Descobri o teu blogue ontem, enquanto fazia pesquisas pela milésima vez sobre a cirurgia, e li-o de uma ponta à outra... Sei que não deve ser fácil e sabe Deus como me vou sentir quando estiver na hora da cirurgia. A minha situação inicial é diferente da tua mas depois chegamos exactamente ao mesmo lugar. Eu sempre fui alta em relação à maior parte das raparigas e até rapazes, era magra em criança e em adolescente e em adulta sempre vesti o L/40 ou uma vez por outra o 42, por causa do peito e de ter os gémeos bem desenvolvidos, embora depois tudo me boiasse na cintura. Há quase seis anos, aos 24, muita coisa mudou na minha vida e engordei 50kgs. Adeus Zara e adeus Lançador, olá vergonha e descriminação e choque alheio, pois quem me conhecesse há pouco tempo assumia que eu sempre fora assim mas quem me viu crescer ficava mesmo em choque. Enfim, finalmente decidi tratar-te, esperei um ano e meio pela primeira consulta, foi em novembro no são José mas a segunda já foi no curry Cabral. Gostava de saber se só fizeste uma endoscopia eu fiz uma, mais o hemograma e a urina 24h mais a eco e electrocardiograma nos meses que separaram as duas consultas. Não faço ideia de quando serei operada. Bem, obrigada pelo teu testemunho, tens aqui uma nova leitora assídua ☺ estás a cicatrizar bem? Já passou bom tempo, ainda notas muito as marcas? Fiquei assustada com os 30ml...ai a fome que vou passar, mas vou estar feliz. Beijinhos e continua com força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá G*!

      só fiz uma endoscopia sim. a única diferença é que fiz duas ecografias. uma ao coração e outra ao fígado, vesícula e rins. foi nesta que detectaram os cálculos biliares que levaram também à remoção da vesícula aquando da cirurgia de bypass.

      relativamente às cicatrizes... a mais feia é a do dreno mesmo. e ainda se notam bastante. neste momento estão meio acastanhadas (tenho a pele bem branquinha. principalmente a da barriga que nunca tinha visto um raio de sol) mas isso é mesmo da minha pele. qualquer coisa fico marcada. cicatrizei bem (segundo a dermatologista que consultei), os cortes fecharam rapidíssimo, mas fiz alergia aos agrafos cirúrgicos daí ter ficado com uns pontinhos junto aos cortes, além disso fiz alergia também ao penso que tapava a cicatriz do dreno e tenho uma marca quadrada à volta dessa cicatriz. mas se queres que te diga... não é nada. as cicatrizes são bem pequenas e ao mesmo tempo também servem para lembrar o que passei.

      quanto aos 30ml não te preocupes. não vais ter fome absolutamente nenhuma! vais comer (beber de facto) 30ml de hora a hora e não há sequer tempo para a fome se instalar. tenho mais fome agora que o estômago já aumentou de volume do que a que tinha nessa altura. :)

      alguma coisa mais pergunta. tenho todo o prazer em responder-te segundo a minha experiência.

      bjos e boa sorte.

      Eliminar
  3. Meu nome é Dennis Mills do Alabama no Estado Marinha United é engenheiro e minha esposa é uma -professor escola. Pela graça de Deus estamos ao vivo uma vida muito tranquila e feliz. O nosso primeiro retiro cada ano de 2002. Nós não tinham filhos por 10 anos. Durante este tempo, visitamos muitos médicos e, se for feito testes. Nada realmente funcionou para nós. No final, deu-se todos os médicos terrestres e medicina e médicos. Quando o cam Breakthrough objetivo tem o amigo da família que sabia sobre os nossos problemas Apresente-nos a este grande lançador de magias Quem disse nossos problemas e disse que não vai pedir-nos tudo bem se nós acreditamos que apesar de primeira, Se não o fizermos todos têm o mesmo objetivo que nós atuou como nós pensamos. Removido ODOGUN toda a nossa tristeza e rola para o lado. Hoje somos abençoados com um filho Que é de três meses de idade. Graças Odogun para o seu a ** distância estamos eternamente gratos. Se você passar pelos mesmos problemas ou se precisar de ajuda você pode acessar via _him_ Seu e-mail, dr.odogun @ gmail.com ... Seu número de telemóvel: +2348105984108
    (1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quiser uma criança.
    (6) Se você precisar de ajuda financeira.
    (7) Se você quiser que a cura do HIV AIDS
    contatá-lo agora para solução imediata do seu
    problemas no dr.odogun@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar
  4. Meu nome é Andrea Loops. Quero agradecer REVENGE FEITIÇO por salvar a minha casa e fazer o meu marido dez vezes rico do que era antes. Eu estava em um relacionamento onde o meu parceiro não estava prestando atenção suficiente para mim, nunca disseram-me que Ele ama-me Só Quando perguntei a ele e eu nunca foi uma prioridade em sua vida. Um dia eu começar a procurar por ajuda e eu achei testemunhos sobre REVENGE SOLETRA Temple. Ele apenas segura o meu relacionamento. Ele fez um feitiço para segura minha relação. Hoje eu sou grato a VINGANÇA FEITIÇO que fez um trabalho incrível. Ele segura a nossa relação e hoje meus parceiros me trate como uma rainha. Em Tornou-se tudo para ele. Não pense muito mais tarde porque Deus tem um grande lançador de magias que pode fazer todas as coisas, só para ver o sorriso no rosto dos jovens amantes e familiares. contatá-lo em dr.odogun@gmail.com. Ele é o único que vai e pode ajudá-lo de modo que nunca situação você se encontra. dr.odogun@gmail.com.... (1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quiser uma criança.
    (6) Se você precisar de ajuda financeira.
    (7) Se você quiser que a cura do HIV AIDS
    contatá-lo agora para solução imediata do seu
    problemas no dr.odogun@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar
  5. Olá, meu nome é Gloria Wilson, eu sou de Canadá Eu quero informar todos, thatthere é um lançador de magias Isso é genuíno e real. Eu nunca acreditei em qualquer uma dessas coisas, mas quando eu estava perdendo meu marido Daniel Racky, eu precisava de ajuda e alguém a quem recorrer badly.I deparei Dr.odogun soletrar templo e eu pedi um feitiço de amor. Dois dias mais tarde, após a magia tem pray doado Minha classificação Telefone Daniel era seu antigo auto novamente e queria voltar para mim! Não só um retorno, este lançador de magias abriu-lhe até o quanto eu amava e precisava dele. Conjuração não é lavagem cerebral, mas Eles abriu os olhos para o quanto temos para compartilhar juntos. Eu recomendo quem está em minha velha situação de experimentá-lo. Ele vai lhe trazer surpresas maravilhosas, bem como o seu amante volta para você O jeito que as coisas estavam destinadas a ser Você pode entrar em contato com o lançador de magias no,, dr.odogwu @ gmail.com e seu número de telemóvel +2348105984108…(1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quiser uma criança.
    (6) Se você precisar de ajuda financeira.
    (7) Se você quiser que a cura do HIV AIDS
    contatá-lo agora para solução imediata do seu
    problemas no dr.odogun@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar